SIBEP III

10:45 0 Comentarios


O III SIBEP deixou saudade, aliás, saudade é uma palavra cuja tradução somente é encontrada no galego com o equivalente: morriñas. Feliz afinidade dentre tantas que compartilhamos. Nestes dias intensos, tivemos oportunidade de compartilhar não só temas de pesquisa, mas sonhos e enquietudes profundas. Era tempo de colheita, mas também de lançar redes, tudo ao mesmo tempo, nos relembrando a dinâmica da prórpia vida que nos mostra que sempre é tempo de lançar sementes, como também sempre é tempo de recolher frutos. Sementes de ontem, frutos de hoje. E podemos dizer que é chegado o momento da colheita por conta dos passos que os grupos de pesquisa envolvidos já deram por meio do SIBEP, que se concretiza pelas sinergias, pelo intercâmbio de alunos e capacidades.As redes já  lançadas nos deram a impressão de que estamos encurtando a distância do Atlântico. No entanto, seguimos com muitos desafios, e por isso é tempo de lançar redes e tornar essa cooperação ainda mais sólida. Nada logramos sem o árduo trabalho do semeadura, e se chegamos até aqui, é porque já houve muito esforço, investimento e amizade consolidada para que assim o fosse.
O tema deste evento sugeria que fôssemos para além das fronteiras, queríamos que fosse aberto à criatividade e inovador, objetivos mais do que cumpridos: vencemos a barreira da língua, da insegurança dos novos modelos participativos e principalmente, vencemos a fronteira do humano, do estranhamento ao desconhecido. Vale recordar: Estávamos entre amigos!
A acolhida galega, fez desta Feira do Con
hecimento, um momento do Saber e do Sabor, afinal de contas, comida é coisa séria na Espanha, justamente pela sua capacidade de reunir, congregar. É importante parabenizar e aprender com a equipe laborateira, que trabalhou em perfeita sincronia. Como também reconhecer o esforço dos que se deslocaram (brasileiros e portugueses), pois investiram dinheiro, tempo e disposição para que este fosse um evento vivo.
A qualidade e a diversidade dos trabalhos apresentados no SIBEP mostraram por si só o mundo de possibilidades que ainda devemos explorar. A verdade é que saímos do seminário com um sorriso nos lábios e um gostinho de quero mais, com novas dúvidas e inquietações, novos sonhos e muito ânimo!
No mais, até o IV SIBEP!

Nathália Thaís Cosmo da Silva

0 comentarios: